sábado, 20 de junho de 2009

Argamassa para piso de cimento queimado

Como calcular a quantidade dos materiais necessários para fazer o piso

Reportagem: Felipe Benevides



Os chamados pisos cimentados podem ser coloridos com pigmentos como pó xadrez
Nesta edição, ensinaremos a medir a quantidade de cimento para fazer um piso queimado. Antes tradicional nas casas do interior do País, o piso de cimento queimado voltou à moda, pela economia, facilidade de limpeza e aspecto.

A primeira coisa a ser feita é delimitar a área. Se tiver mais do que 30 m², deverá ter juntas de dilatação e contração, para não trincar.

Primeiramente, o contrapiso (que tem como função regularizar, nivelar e dar declividade ao piso) deverá estar limpo, desengordurado e sem pó. Depois de limpo, aplique sobre o contrapiso uma camada de nata de cimento com água e aditivo acrílico, tipo bianco ou similar. Depois, espalhe a "farofa" de argamassa composta de cimento, areia, aditivo acrílico e água no traço 1:3. O aditivo deve ser adicionado à água e não na argamassa.

O mesmo se dá com o impermeabilizante, caso seja necessário. Posteriormente, antes que a massa seque, aplique o cimento puro, borrife água e desempene-o com desempenadeira de aço. Não aperte demais a desempenadeira, para não criar ranhuras.

Depois de totalmente seco, você poderá aplicar uma camada de resina acrílica, vendida em qualquer depósito de material de construção, que dará o brilho desejado ao piso. O consumo de cimento por metro quadrado depende da espessura do piso. Recomenda-se que tenha, no mínimo, 5 cm de espessura.



Fonte Equipe de obra

2 comentários:

  1. me ajude pois quero dar esse cimento em minha casa e 20mt ao todo quanto vou precisar. e um quarto com banheiro.eu quero colocar a cor vermelha oque vc acha.que tenha um brilho . a minha casa ja esta com o contra piso quanto vou precisar de cimento e areia.silsilva1988@hotmail.com meu msn responda por favor.

    ResponderExcluir
  2. Li a reportagem sobre cimento queimado. Gostaria de saber que tipo de profissional, ou qual empresa é especialista nesse tipo de piso. Poderia me indicar alguém?

    ResponderExcluir