segunda-feira, 13 de julho de 2009

Bloco Cerâmico

APRESENTAÇÃO

O objetivo principal deste trabalho é abordar o uso de blocos cerâmicos para a construção civil, enfatizando o bloco para alvenaria estrutural. Este tema tem sido um dos mais trabalhados e debatidos pela Anicer nos últimos tempos. Com a possibilidade de conquistarmos uma melhor colocação para o setor a partir da adoção e do emprego da cerâmica estrutural na construção civil, a Associação vem buscando conscientizar ceramistas, construtores, professores e o próprio mercado consumidor quanto a importância deste produto para as habitações.
Procuramos neste material detalhar um pouco mais a história, os conceitos e as vantagens do bloco cerâmico estrutural, assim como o de vedação.
Nelson Ely Filho

INTRODUÇÃO

Resumo Histórico

Utilizados desde 4.000 A.C. pelo homem, os materiais cerâmicos se destacam pela sua durabilidade, além da abundância da matéria-prima (argila) utilizada. Não se sabe exatamente a época e o local de origem do primeiro tijolo. Possivelmente foram os romanos os primeiros a utilizar o produto na forma que conhecemos hoje, registrada através das ruínas desta civilização que dominava o processo de queima da argila.
Presume-se que a alvenaria tenha sido criada a cerca de 15.000 anos, pois necessitando de um refúgio natural para se proteger do frio e dos animais selvagens, o homem decidiu empilhar pedras.
No entanto, quando a pedra natural começou a se escassear, o homem passou a substituí-la pelo tijolo seco ao sol.
O registro mais antigo do tijolo foi encontrado nas escavações arqueológicas em Jericó Oriente Médio, no período Neolítico inicial.
A unidade de alvenaria (tijolo) era uma peça grande em forma de pão, seca ao sol, pesando em torno de 15Kg. Nestas unidades de barro, conformados à mão, se encontram marcados os dedos do homem neolítico que as elaborou.
Uma forma - a cônica - é de interesse, pois se repete e está presente em lugares distantes sem ligação direta e em situações semelhantes. As unidades cônicas se encontram em muros construídos, por exemplo, na Mesopotâmia, há cerca de 7.000 anos, e na zona da costa norte do Peru, no Vale do Rio Chicama.
Através das investigações realizadas nos últimos 40 anos, sabe-se que a alvenaria tem se racionalizado.
Em 1954, na Suiça (Zurique) foi construído o primeiro edifício com muros de alvenaria desenhados racionalmente. Com 20 andares, os muros de alvenarias têm 32cm de espessura, determinados príoritariamente por condições de isolamento térmico. Desde então, o uso do sistema tem se disseminado.
Entre os principais itens a serem destacados no desenvolvimento da alvenaria estrutural, atualmente, citamos:
A produção de componentes adequados para a alvenaria armada com aço horizontal e verticalmente, viabilizando maior competitividade econômica da alvenaria;
nos países em desenvolvimento é observada a conscientização da importância do uso da alvenaria como material de construção civil, permitindo até habitações de interesse social.
Face o exposto acima, encontram-se em andamento programas de pesquisas e a atual introdução da disciplina de alvenaria estrutural nos cursos de engenharia e arquitetura.
Cumpre salientar que este processo está sendo adotado nas maiores universidades do país e encontra-se em discussão nas demais.


DEFINIÇÃO DE BLOCOS CERÂMICOS/FABRICAÇAO

Os blocos cerâmicos são componentes construtivos utilizados em alvenaria (vedação, estrutural ou portante). Apresentam furos de variados formatos, paralelos a qualquer um dos seus eixos.
São normalmente produzidos com argilas ricas em juta (tipo taguá) e argilas montmorilonitas.
A conformação ocorre por extrusão, onde a massa de argila é pressionada através do molde que dará a forma da seção transversal. A coluna extrudada obtida, passa por um cortador, onde se tem a dimensã o do componente, perpendicular a seção, transversal. Posteriormente os blocos são submetidos a secagem e a queima éfeita a temperaturas que variam entre 9000C e 11 000C.

Tipos de blocos cerâmicos
São dois os tipos de blocos cerâmicos utilizados na construção civil, produzidos no Brasil.

- Bloco de vedação
São aqueles destinados a execução de paredes que suportarão o peso próprio e pequenas cargas de ocupação (armários, pias, lavatórios, etc), geralmente utilizados com furos na horizontal e com atual tendência ao uso com furos na vertical.

- Blocos estruturais ou portantes
São aqueles que além de exercerem a função de vedação, também são destinados a execução de paredes que constituirão a estrutura resistente da edificação (podendo substituir pilares e vigas de concreto). Estes blocos são utilizados com os furos sempre na vertical.
Quando apresentam elevada resistência mecânica, padronização das dimensões, concorrem técnica e economicamente com as estruturas de concreto armado.


OBS: Com relação a proporção de furos ou canais, os blocos estruturais podem apresentar um percentual de 25% a 40% da área bruta, se comportando como tijolos maciços (componente sem furos), sem a necessidade do uso do graute.
Já os blocos com percentuais de furos mais elevados, conforme a solicitação que será submetido, poderão ser ou não reforçados com graute.


VANTAGENS DO USO DOS BLOCOS CERÂMICOS

Leveza (decréscimo do custo das fundações);
Isolamento térmico e acústico;
Propicia a construção racionalizada;
Simplifica o detalhamento de projetos, facilitando a integração dos mesmos;
Diminuição do desperdício dos materiais (componente, argamassa de assentamento e reboco);
Decréscimo na espessura de revestimento (emboço ou reboco);
Canteiro de obra menos congestionado e espaço mais limpo;
Facilita a prumada das paredes;
Permite a utilização de componentes pré-moldados (vergas, contra-vergas etc);
Facilita a execução das instalações hidrosanitárias e elétricas, no caso de blocos especiais (aqueles que apresentam espaços pré-definidos para as instalações);


INDICES DE QUALIDADE DOS BLOCOS

Regularidade de formas e dimensões;
Arestas vivas e cantos resistentes;
Inexistência de fendas, trincas, cavidades etc (massa homogênea);
Cozimento uniforme (produzir som metálico quando percutido);
Facilidade de corte (grãos finos e cor uniforme).
Além dos índices de qualidade acima citados, os blocos devem estar em conformidade com as normas vigentes no que diz respeito a caracterização geométrica (forma e dimensão), resistência mínima à compressão, etc.


NORMAS VIGENTES RELATIVAS A BLOCOS

As Normas Brasileiras chamam de blocos as peças com furos. Existem as seguintes normas específicas sobre o assunto:
NBR 7171 -(1992)- Bloco Cerâmico para Alvenaria - Especificação
NBR 8042 - (1992)- Bloco Cerâmico para Alvenaria - Formas e Dimensões - Padronização
NBR 8043 - (1993)- Bloco Cerâmico Portante para Alvenaria - Determinação da Área Líquida
NBR 6461 - (1983) - Bloco Cerâmico para Alvenaria - Verificação da Resistência à Compressão


ANALISE COMPARATIVA DO PROCESSO CONSTRUTIVO:

ALVENARIA ESTRUTURAL COM BLOCOS CERÂMICOS E ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO
ALVENARIA COM BLOCOS DE CERÂMICA E ALVENARIA COM OUTROS TIPOS DE BLOCOS

Com relação a execução:
Estrutura de Concreto Armado
A execução da estrutura de concreto armado abrange fases que incluem a execução das formas, a execução armadura, o lançamento do concreto, o adensamento, a cura e a desforma, exigindo um elevado quadro especializado de mão-de-obra (pedreiro, carpinteiro, eletricista etc), além do alto consumo de madeira na confecção das formas de concreto;
A armadura com relação as estruturas de concreto armado, necessita de maior elaboração e quantidade;
Na estrutura de concreto armado a execução das instalações hidráulicas, elétricas, entre outras, são efetuadas aberturas nas paredes (rasgos, canaletas, etc) de forma aleatória e na maior parte das vezes, não previstas no projeto. Tais fatores geram um congestionamento na canteiro de obra, e uma área sem limpeza, a partir do acúmulo de caliça.

Alvenaria Estrutural com Blocos Cerâmicos
Na alvenaria estrutural as etapas de execução são realizadas de forma simultânea e integradas, ao contrário das estruturas de concreto armado, exigindo do operário o desempenho de várias atividades;
Obtém-se uma construção racionalizada e modularizada, com a redução de materiais e mão-de-obra nas fases subseqüentes, como o reboco e o acabamento final;
Na alvenaria com blocos cerâmicos o consumo de aço é bastante inferior ao consumo deste material no concreto armado.

Com relação à durabilidade e o desempenho térmico:
As alvenarias estruturais com blocos cerâmicos possuem bom desempenho térmico e maior durabilidade que as alvenarias com outros tipos de blocos, uma vez que nas primeiras, as deformações em função das variações térmicas são extremamente inferiores.


Referencias Bibliográfica:

- GALLEGOS, Hector. Albañileria Estructural, Segunda Edicion Corregida Y Aumentada, Lima, Peru. Pontificia Universidad Catolica Del Peru – Fondo Editorial, 1989.

- SANTOS, P.S .. Ciência e Tecnologia de Argilas, 2 ed. São Paulo, Edgard Blucher, c1989. 2v.II. A ed. Anterior tem o título “Tecnologia das Argilas, Aplicadas as Argilas Brasileiras”.

- INSTITUTO DE EPSQUISAS TECNOLOGICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO S.A – IPT/ SINDICATO DA CONSTRUÇÃO CIVIL DE GRANDES ESTRUTURAS NO ESTADO DE SÃO PAULO – SINDUSCON/SP. Paredes de vedação em blocos cerâmicos. (Manual de execução).

- Guia Geral de Cerâmica & Assentamento 98/99 – Cerâmica Estrutural. Show Room Menasce. Ano V. Numero: 30-A. P.60-64, Mai. 1998.

- SANTOS, I. S. S; SILVA, N. I W. Manual de Cerâmica Vermelha. Porto Alegre, UNISINOS/CIENTEC/SEBRAE-RS/SIOCERGS, 1995. 56 p, il.

EQUIPE TÉCNICA
Profa. Dra. Eng. Ivana Suely Soares dos Santos
Eng. E Consultor da Anicer – Paulo Stumm

REVISÃO TEXTOS
Jorn. Ricardo Kelsch

PROJETO GRÁFICO
Glaucis de Morais

AGRADECIMENTOS
Sindicato da Industria Cerâmica para Construção do Estado de São Paulo.
Sindicato da Industria de Olarias e de Cerâmica para construção no Estado do RS.
Stumm Estruturas
DHZ Construções (Fotos Capa/Obra)
Eng. Roberto Risaliti – Especialista em Alvenaria Estrutural na Itália (Foto Capa/Catálogo Edifornaciai)

Nenhum comentário:

Postar um comentário