segunda-feira, 15 de junho de 2009

Impermeabilização - Parte VIII

Compatibilização de Projetos

Atualmente é comum vermos uma edificação com 15 ou 20 escritórios parceiros projetando os mais diversificados detalhes.

A impermeabilização tem sido deixada de lado muito mais do que deveria.

Como dissemos antes sobre a conscientização dos operários participantes da obra, precisamos também conscientizar os mentores do projeto.

A necessidade do sulco no concreto da platibanda ou nos pilares do térreo é evidente, mas será que o calculista prevê isso?

A camada impermeabilizante em uma laje de cobertura não tem uma espessura tão irrelevante a ponto de não se prever o rebaixo da laje no projeto.

O projetista de hidráulica não tem consciência de que seus tubos precisam dos recuos necessários para uma manta passar por trás.

O arquiteto autor do projeto de paisagismo nem sempre tem consciência de como será resolvida a solução dada a uma floreira.

Em vários casos isso pode parecer uma utopia, mas precisamos nos esforçar mais e mais para que todos os projetos sejam intrínsecos e consigamos cada vez mais pôr ordem na torre de babel.
Os detalhes só serão deixados de lado enquanto olharmos para eles como apenas detalhes.
Preocupações como todas as citadas neste texto, são inadiáveis e suas soluções são fundamentais para uma obra mais barata, de melhor qualidade, entregue em menor prazo e um cliente muito mais satisfeito.

Por Arquiteto João Ricardo Spagnollo

Nenhum comentário:

Postar um comentário