quarta-feira, 17 de junho de 2009

Portas

Dicas de construção - Portas

• Se a porta for de madeira de lei, pode ficar sem acabamento, ao natural, bastando lixar e aplicar cera de carnaúba e, posteriormente, lustra-móveis para conservação; ainda neste caso, é conveniente aplicar um produto selante (base para os acabamentos, atuando como impermeabilizante), que veda os poros da madeira, ajudando a proteger contra intempéries.
• Uma alternativa para o acabamento é a aplicação de verniz, fosco ou brilhante.
• Para colorir, as tintas do tipo látex acrílico são uma ótima opção, pois filtram os raios ultravioletas. Há ainda a possibilidade de usar verniz com pigmento à base de anilina diluída.
• A aplicação de laca confere à madeira um aspecto plastificado ou até marmorizado, dependendo do tipo de trabalho.
• Num efeito diferenciado, a madeira clareada ou escurecida é fácil de obter. Para clarear, emprega-se ácido muriático, cloro ou água oxigenada. Betume misturado a um produto selante, extrato de nogueira ou cera de carnaúba escurecem o material. Em qualquer um dos processos, o produto deve ser aplicado com suavidade e de maneira uniforme, a não ser que o desejado seja o efeito manchado. Nesse caso, a aplicação é feita com pincéis ou estopa.
• Outra opção de acabamento é revestir com laminado melamínico, de fácil manutenção.
• Para a colocação de vidros, deve-se preferir os temperados.
Portas em madeira de boa qualidade dificilmente irão apresentar problemas com cupins, pois, além de sua própria resistência natural, é provável que tenham passado por tratamentos preventivos. Se apesar disso a peça for atacada por esses insetos, a saída é a aplicação de inseticidas com pincel ou por injeção.

Os tipos de portas mais comuns !

A porta (na sua visão mais tradicional) é formada pelos seguintes elementos:

Folha - normalmente uma chapa lisa (de madeira ou ) responsável pela vedação da parede, ou não, quando a porta está "fechada". Costuma ser confundida com a porta propriamente dita.


Batente - são os perfis retangulares (de madeira, metal, ou outro material) que está preso junto à abertura na parede e permite a fixação da folha.


Guarnição - um elemento responsável por esconder o rejunte entre a parede de alvenaria e a madeira do batente (em geral considerado grosseiro).


Maçaneta - uma das peças responsáveis, junto com as dobradiças e o trinco (com ou sem fechadura), pelo movimento da porta e seu trancamento.

TIPOS DE PORTAS

Porta de dobradiça

"comum" Sem qualquer duvida o tipo de porta mais utilizado no mundo.





Muito útil também como divisória ou para armario



Porta pivotante

Pouco usada em domicilios, mas muito frequente em escritorios.



Porta de correr (reta)

Falta de espaço na hora de decorar o ambiente requer planejamento. Para que o aproveitamento seja o melhor possível, uma das possibilidades são as portas de correr.

Podem ser feitas em madeira, metal, pvc ou vidro.


O sistema deslizante substitui as portas com dobradiças tradicionais, que demandam um espaço mínimo para que sejam abertas. Além da praticidade no manuseio, as portas corridas podem ser portáteis e de fácil colocação.
O uso mais comum nos últimos anos tem sido nas casas de praia, pelo modelo moderno e por combinar com o estilo veraneio.

As portas de correr também podem ser aplicadas para dividir ambientes, sem separá-los por definitivo. As divisórias feitas por portas deslizantes transformam o ambiente em espaços multiuso. Assim, cada cômodo pode sofrer várias mudanças sem a necessidade de nova reforma.
Outro benefício das portas rolantes é a facilidade na limpeza. Por ser um objetivo totalmente removível e leve em relação às portas tradicionais, oferece acesso a higienização até nas partes mais difíceis como nas dobras.

Porta Sanfonada (fole)

As portas sanfonadas podem ser aplicadas em escritórios, habitações, hotéis, espaços comerciais ou outros locais que necessitem de ser divididos.




Este tipo de porta não necessita de calha no pavimento.

Portas de madeira


Folhas





Portas de Folhas Lisas



Portas com Almofadas

A porta é um dos elementos mais comuns de uma construção, porém não deve ser tratada como elemento secundário da casa. Ela é importante para a segurança e privacidade da residência ou escritório. Por essa razão o trabalho de um fabricante de esquadrias deve ser valorizado. Essa valorização é obtida quando a porta cumpre o papel de proteger e ainda funcione como elemento de decoração.
É no item decoração que entram as portas almofadas. São feitas em madeira, permitindo a execução de diferentes tipos de acabamento. Podem encarecer um pouco o produto, mas possuem um forte apelo visual.

O processo de fabricação de portas de madeira almofadadas pode ser realizado de diversas maneiras, dentre elas:

1) Com molduras ou filetes fixados nas superfícies das portas imitando algum desenho, ou contornando as extremidades da porta.




2) Em centros de usinagem ou em tupias (superiores ou portáteis), onde a máquina usina a peça, retira-se o material necessário para dar a impressão de alto ou baixo relevo.



3) Outra opção é fabricar a peça (almofada) de maneira que possa fixá-la no centro da porta (sobreposta), dando a falsa impressão de que a porta e a peça usinada sejam uma única peça.



Também há a possibilidade de se trabalhar com a almofada, fixando na madeira qualquer tipo de tecido, couro ou derivado, fazendo um enchimento abaixo do material, bem como os trabalhos artesanais, onde as almofadas são esculpidas na madeira, transformando-se em verdadeiras obras de arte.


Modelos de portas de madeira mais usadas



PLC - Placa lisa compensada, estrutura celular, contorno maciço, com lâminas combinadas, espessura 40 mm.

PLC - Idem PLC, com espessura 35 mm.

RAC - Variação de PLC, com veneziana de retorno para ar condicionado na parte inferior.

PLC-A - Variação de PLC, com aplicação de almofadas e molduras sobrepostas em uma ou nas duas faces.

PLC-F - Variação de PLC, com aplicação de filetes em uma ou nas duas faces.



PAM - Contorno maciço, travessa horizontal intermediária, almofadas maciças sobreposta.

CVA - Calhas verticais aplicadas sobre estrutura de madeira, com laterais maciças, espessura 45 mm.

PAC- Contorno maciço, travessa horizontal intermediária, almofadas rebaixadas de calhas maciças de 15 mm.

CP - Idem PAC, com a parte superior para vidro.

PV - Contorno maciço de 35 mm, travessa horizontal intermediária, para vidros.

PVS- Idem PV, porém com subdivisões para vidros pequenos.

VP - Contorno maciço de 35 mm, travessa horizontal intermediária, com parte inferior em venezianas e parte superior para vidro.

VT - Contorno maciço de 35 mm, travessa horizontal intermediária, em venezianas.


Portas de metal

Portas metálicas de ferro e aço


Portas metálicas de aluminio




Portas de PVC

Caracteristicas das portas de pvc !

Portas em Pvc



As esquadrias encontradas prontas no mercado seguem o seguinte padrão de tamanho.
Portas: 60, 70, 80 ou 90 de largura e altura 210cm.

As portas são em geral fabricadas com painéis de compensado naval com 23mmde espessura e revestimento externo em painéis de PVC com 1,5 mm e com reforço metálico nos perfis.

São ideais para aplicações em ambientes agressivos, como em regiões litorâneas, onde se faz necessária a utilização de esquadrias resistentes àcorrosão;

- Não precisam ser pintadas, não mancham e nem perdem o brilho;

- Além disso, o PVC é termoacústico, o que reduz a invasão de ruídos externos e as variações climáticas.

- Apresentam facilidade de limpeza e manutenção, bastando uma lavagem periódica com água e um dos seguintes produtos: sabão, detergente neutro ou álcool etílico hidratado;

Aberturas de Esquadrias

Porta/Janela de Correr
A abertura mais vendida no Brasil. Com muita praticidade ela é utilizada em locais onde existem problemas para aberturas internas ou externas.
Podem ser fornecidas com duas, três ou quatro folhas.
A vedação e feita através de escovas colocadas na sobreposição das folhas.



Porta/Janela de Giro
A abertura “clássica” com a possibilidade de abertura interior ou exterior.
Possui borrachas de vedação no marco e também na folha proporcionando uma excelente vedação.
Recomendado para isolamento térmo-acústico.

Porta/Janela Oscilobatente
A abertura mais vendida na Alemanha (90%). Esquadria com combinação de dois movimentos de abertura interna.
"Abertura de giro e tombamento superior", acionados pela maçaneta.
Esta abertura permite a renovação do ar pela parte superior e ao mesmo tempo, não permite a entrada da irradiação do calor.
Possui as mesmas características de isolamento que a anterior.



Painel Fixo
Utilizado em fechamentos, onde não se precisa uma troca de ar com o exterior, prevalecendo à luminosidade do ambiente.




Manutenção, limpeza e ventilação, para esquadrias de PVC

Devido ao processo de polimerização, a superfície sem porosidade não absorve partículas de poeira, fuligem e fumaça, evitando a formação de placas de sujeira, bolor e microorganismos.
Por isso, são portas e janelas apropriadas para centros cirúrgicos, UTIs, laboratórios, berçários, clínicas e hospitais, seguras contra arrombamento e fogo, cuja limpeza exige apenas água e detergente neutro.

O uso de gasolina, solvente, acido ou outros removedores causará a destruição das superfícies.

Pelo menos uma vez por ano deverá ser aplicado um óleo de máquina nas ferragens para manter um ótimo deslocamento, e também nas borrachas de vedação, para garantir sua elasticidade.


Portas de vidro

Caracteristicas das portas
de vidro !

Portas de Vidro

- VIDRO DUPLO:
é o vidro que atende às exigências dos mais novos conceitos arquitetônicos - a economia, conforto, estética e a segurança.
É um vidro econômico, faz a redução da potência instalada em equipamentos de refrigeração ou de aquecimento e ainda economia de energia no dia-a-dia.

Possui um alto isolamento térmico que faz a redução do fluxo de calor e frio, oferecendo maior conforto, tornando-se indispensável no regime inverno-verão, em qualquer tipo de edificação.

Oferece também ótimo isolamento acústico, reduzindo consideravelmente os ruídos externos proporcionando maior conforto ao ambiente.

- VIDRO LAMINADO:
é o vidro que não estilhaça.
Através de um ou mais filmes de polivinil de butiral, material plástico extremamente resistente e durável, em casos de choques, os fragmentos aderem-se ao filme de PVB, ficando retidos no plástico, oferecendo segurança máxima em qualquer instalação.

- VIDRO TEMPERADO:
é o vidro que estilhaça, pois possui uma composição que em caso de choques ele estilhaça em pequenos fragmentos não cortantes.

- VIDRO SIMPLES:
é o vidro normal e mais economico, fabricado em 4 mm ate 8mm.




Fonte: Eng. Luiz Carlos Thiers Silva , weiku.net , eucla, mapeca ,www.sbrt.ibict.br, esquadrias axiwil, esquadrias axiwil

Nenhum comentário:

Postar um comentário